sexta-feira, 18 de junho de 2010

Terra (2008)

Quem é a nova Terra?

Todos sabem que Terra foi criada por Marv Wolfman e George Pérez única e exclusivamente para trair os Titãs. Em minha opinião, jamais deveriam ter criado a outra Terra e, muito menos, deixarem no ar que elas poderiam ser a mesma, pois o charme de O Contrato de Judas foi exatamente o teor dramático da traição da jovem insana.

Muitos anos se passaram e Terra ainda desperta controvérsias. Como vimos em Last Will and Testament, Tara Markov continua sendo a traidora dos Titãs e acabou, felizmente, se desconectando da segunda Terra – a que morreu nas mãos de Adão Negro em Terceira Guerra Mundial.

Concomitantemente, a DC decidiu criar uma nova Terra totalmente desconectada das anteriores. A minissérie era para ter sido lançada em 2006, mas por alguns motivos, ela foi adiada para o segundo semestre de 2008. Para tanto, algumas partes foram reescritas para que houvesse uma compatibilidade com os fatos contemporâneos na cronologia.

Assim, houve novamente certa conexão entre as Terras. A atual Terra é oriunda de Strata – uma civilização das profundezas das camadas terrestres. Ela foi enviada à superfície para proteger a Terra e, conseqüentemente, sua civilização. Com motivações totalmente altruístas, Atlee, a nova Terra, se uniu a vários heróis para defender o planeta.

Aparentemente, Tara Markov I recebeu códigos genéticos dessa civilização, proporcionando-lhe os poderes, em uma experiência. Segundo Atlee, isso só contribuiu para que a garota, já insana, se tornasse mais maluca ainda. A segunda Terra, por sua vez, também é originária de Strata e foi enviada à superfície pelo mesmo motivo que Atlee. Isso explica o motivo de Terra I e Terra II possuírem o mesmo DNA.

Segundo Justin Gray, tentando responder às questões dos fãs no fórum de discussões de Geoff Johns, devemos presumir, então, que Terra II foi enviada à superfície, capturada pelo Time Trapper, sofreu lavagem cerebral, integrou os Titãs e acabou morrendo por Adão Negro em A Terceira Guerra Mundial. A primeira Terra continua sendo a meia-irmã de Geoforça. O autor pede desculpas pela confusão, pois a mini teve que ser reescrita após os eventos de Last Will and Testament.

Acredito que essa seja a solução mais coerente e satisfatória.

Justin Gray afirma que a terceira Terra seguirá seu caminho independentemente, se desvencilhando de legados. "Felizmente, ao fim da quarta edição, as pessoas saberão quem essa nova Terra é, se importando com ela ou não. Espero que ela se torne uma personagem constante no UDC, pois há a necessidade de heroínas altruístas e positivas nesse universo. E isso, Atlee tem de sobra!", refere o autor.

[artigo do MultiversoDC postado em 17/11/2008]  

                     supergirl #12                  terra #01 terra #02 terra #03 terra #04

links na capa

Merecimentos: Tropa BR, Soquadrinhos e Darkseid Club

Um comentário: